Grupo Financial passa a ter dois caminhões no grid em Tarumã

Renato MartinsO Grupo Financial ampliará sua participação na Copa Truck a partir da quinta etapa, que abrirá a disputa pelo título da Copa Sul-Sudeste no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), neste domingo (15). As cores da empresa, que já acompanha o piloto Witold Ramasauskas desde as duas corridas da Copa Nordeste, estarão em evidência também no caminhão de Renato Martins, um dos mais experientes pilotos da categoria.

Martins integra as provas de caminhões no Brasil desde sua criação em 1996. Foi duas vezes campeão brasileiro da Fórmula Truck, primeira versão da categoria. Interrompeu sua trajetória como piloto em 2013 para se dedicar ao comando de sua equipe, a RM Competições, e voltou a disputar corridas nesta temporada, a partir da descontinuação das atividades da Fórmula Truck e da consequente formatação do novo campeonato, a Copa Truck.

O Volkswagen-MAN número 9 com que Martins vai atuar na Copa Sul-Sudeste, terceiro e último minitorneio da Copa Truck nesta temporada, teve o trabalho de construção e montagem concluído no início deste mês na sede da equipe em São Paulo. “Vou para a etapa de Tarumã com um caminhão novo e sabemos que nenhum equipamento nasce perfeito. Quando começa a andar é que começam a aparecer os defeitos e a necessidade de ajustes”, diz.

A Copa Sul-Sudeste vai compreender a etapa de domingo em Viamão e a do dia 17 de dezembro em São Paulo, na pista de Interlagos. “Vou testar um novo câmbio da ZF, que estamos tentando desenvolver para o ano que vem. É um câmbio de 16 velocidades que modificamos para oito, maior e mais pesado que o atual, mas também é mais resistente. Vamos perder um pouquinho de performance, mas isso não preocupa neste momento”, pondera Martins.

O experiente piloto não esconde a satisfação pela estreia do caminhão. “Vou ao Sul contente, nasceu mais um caminhão na RM Competições, num prazo pequeno e num momento econômico difícil para o país. Agora começam os ajustes, temos de começar a treinar e ajustar para o caminhão andar como tem que andar. Fico feliz, também, por estar numa parceria tão positiva quanto a que o Grupo Financial está propondo ao automobilismo”, ele enaltece.

As atividades da Copa Truck terão início no feriado de quinta-feira (12), com um desfile dos caminhões pelas ruas de Porto Alegre. A programação de pista será aberta na sexta-feira (13) com duas sessões de treinos livres, às 13h e às 15h. No sábado (14) haverá mais um treino livre às 9h e a tomada de tempos, às 12h10. As duas corridas de domingo terão largada às 13h05 e às 13h45, com transmissão ao vivo do canal SporTV 3.


Texto: Grelak Comunicação